terça-feira, 20 de novembro de 2012

ABBA



ABBA
Traduzido por Rafael Bernardi Rizzon
Fonte: www.abbasite.com
história do ABBA se iniciou em Junho de 1966 quando Björn Ulvaeus(nascido em 1945) encontrou Benny Andersson (nascido em 1946) pela primeira vez. Björn era um membro do Hootenanny Singers, um grupo muito popular de música Folk, enquanto Benny tocava teclado em um dos grupos mais populares da Suécia nos anos 60, The Hep Stars.
A dupla escreveu suas primeiras músicas no final daquele ano, e no fim da década eles estabeleceram uma parceria regular como compositores. Naquele tempo, Benny havia deixado o The Hep Stars, enquanto o Hootenanny Singers somente existia trabalhando em estúdio. O Hootenanny Singers lançou seus trabalhos pela gravadora Polar Music, comandada por Stig Anderson (1931–1997), que se tornou o empresário do ABBA. Stig também contribuiu com as letras de vários sucessos do ABBA durante os primeiros anos de carreira do grupo.
Na primavera de 1969, Björn e Benny encontraram duas mulheres que não somente se tornaram suas esposas, mas também a "outra metade" do ABBA. Agnetha Fältskog (nascida em 1950) teve uma carreira solo de sucesso desde que lançou seu primeiro single em 1967. Ela e Björn se casaram em julho de 1971. Anni-Frid Lyngstad (nascida em 1945), também conhecida como Frida, iniciou sua carreira musical um pouco antes de Agnetha. Frida era de origem norueguesa, mas se mudou para a Suécia com pouca idade. Benny e Frida não se casaram antes de Outubro de 1978.
No início, os quatro membros colaboraram musicalmente principalmente com algumas músicas, na parte instrumental, trabalho de produção e backing vocals para as gravações dos trabalhos solos e das duplas. Em 1970, o som atraente das quatro vozes combinadas deram a eles a idéia de tocarem junto no festival Festfolk. A primeira tentativa falhou, mas na primavera de 1972 eles gravaram uma música chamada ‘People Need Love’, tornando-se um hit meio-expressivo na Suécia. Nesse tempo eles levavam o nome de Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid.
Encourajados pelo sucesso, eles entraram na seleção sueca de 1973 para o concurso de música Eurovision com a música ‘Ring Ring’. Eles acabaram na terceira posição, mas o single e o álbum do mesmo nome competiu pelas primeiras posições da parada sueca. ‘Ring Ring’ também se tornou um hit em vários países europeus.
O grupo entrou no concurso novamente em 1974, desta vez com ‘Waterloo’, que os levou a grande final em Brighton, Inglaterra. Eles já haviam mudado o nome do grupo para ABBA, um acrônimo de seus primeiros nomes. ABBA também era o nome de uma empresa pesqueira da Suécia, o que os inspirou na escolha do nome do grupo pop. O concurso Eurovision foi realizado em 6 de Abril de 1974 tornando-se o momento mais famoso da história do ABBA, quando o grupo impressionou o juri internacional com ‘Waterloo’.
Depois desse triunfo, ‘Waterloo’ foi número um de todas as paradas européias, e também alcançou o Top-10 nos EUA. O álbum do mesmo nome foi um estrondoso sucesso na Suécia. Entretanto, a "estigma" de ser o vencedor do concurso Eurovision tornou as coisas mais difíceis para o ABBA tentar dar seguimento ao seu grandioso sucesso. Somente ápos 18 meses eles conseguiram um hit de fama mundial com ‘SOS’, do terceiro álbum, simplesmente entitulado ABBA.
‘Mamma Mia’, também do disco ABBA, retornou o grupo ao primeiro posto da parada britânica, que eles ocuparam por 9 vezes entre 1974 e 1980. ‘Mamma Mia’ também se tornou o hit número um na Austrália, que foi o primeiro país onde ele foi lançado como single em Agosto de 1975. Nos anos seguintes, a Austrália foi tomada por uma fervorosa ABBA mania, lhes dando um total de seis primeiras posições na parada australiana.
1976 foi o ano que o ABBA finalmente e firmente estabeleceu-se como um dos mais populares grupos mundiais. As diferentes compilações de sucessos lançados na Grâ-Bretanha e Austrália neste ano (Greatest Hits e The Best Of ABBA respectivamente) ainda continuam constando nos registros de maiores vendagens de álbuns na história destes dois países. Um single clássico com músicas como ‘Fernando’ e ‘Dancing Queen’ dominou as paradas de todo o mundo. Em Abril de 1977, ‘Dancing Queen’ tornou-se a única música do ABBA a alcançar a posíção mais elevada da Billboard americana.
No final de 1976 o quarto álbum, Arrival, foi lançado. O disco estremeceu as paradas e vinha com hits como ‘Money, Money, Money’ e ‘Knowing Me, Knowing You’. Isto foi seguido por uma turnê na Europa e Austrália entre Janeiro e Março de 1977. A turnê foi um completo sucesso e com capacidade de público esgotada. Quando a turnê chegou à Austrália, foi gravado o filme ABBA – The Movie. A estréia do filme em dezembro de 1977 coincidiu com o lançamento de ABBA – The Album. Os Hits do álbum incluíam ‘The Name Of The Game’ e ‘Take A Chance On Me’.
A primavera de 1978 viu o grupo embarcar para uma campanha promocional nos EUA, deixando o single ‘Take A Chance On Me’ entre os 3 primeiros e o disco ABBA – The Album nas 20 primeiras posições do ranking americano. O single de hits ‘Summer Night City’ e ‘Chiquitita’ foi precursor do sexto álbum do ABBA, Voulez-Vous, lançado em Abril de 1979. No começo daquele ano, Björn e Agnetha anunciaram seu divórcio. Isto não significou o fim do ABBA, mas isto derrubou a imagem de dois casais que conviviam alegremente fazendo música.
O single ‘Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)’ foi lançado no outono de 1979, coincidindo com uma grande turnê que passou por Canadá, EUA e Europa. Ao mesmo tempo uma coletânea foi lançada, Greatest Hits Vol.2, que se tornou um enorme sucesso.
Em Março de 1980, ABBA realizou uma turnê pelo Japão, onde foram realizados seus últimos concertos ao vivo. O resto do ano foi destinado as gravações do próximo álbum, Super Trouper, contendo clássicos como ‘The Winner Takes It All’ e a faixa título.
1982 mostrou um grupo enfraquecido, com Björn e Benny privilegiando preocupados em organizar um musical e Agnetha e Frida revivendo suas carreiras solo. O único LP que o ABBA lançou este ano foi uma coletânea que reunia seus sucessos de singles, entitulado The Singles – The First Ten Years, incluindo duas novas músicas. Embora o single ‘The Day Before You Came’ fosse uma das gravações mais complexas lançadas pelo ABBA, ele não se tornou um hit em escala mundial como se imaginava que fosse se tornar. No final de 1982, o ABBA decidiu parar. Eles não descartaram uma possível volta no futuro.
Depois de duas décadas, não houve mais nenhuma reunião do ABBA. Mas a música do ABBA continua viva: os anos 90 viram o ínicio de uma onda de revival's, com covers de sucessos e filmes utilizando trilhas sonoras atraíndo muitas pessoas. A coletânea ABBA Gold, lançada em 1992, já vendeu 25 milhões de cópias, tornando-se presença constante nas paradas mundiais.
A coletânea de 1993, More ABBA Gold, vendeu 2.5 milhões de cópias. A caixa Thank You For The Music foi lançada em 1994, contendo todos os hits, faixas de álbuns selecionadas, materiais raros e músicas não lançadas.
O ano de 1999 teve em Londres o espetacular sucesso do musical Mamma Mia!, baseado em músicas do ABBA. Mamma Mia! iniciou suas apresentações em Toronto em Maio de 2000, e duas produções separadas percorreram os EUA, saindo de San Francisco em Novembro de 2000. Em Junho de 2001 Mamma Mia! também se apresentou em Melbourne, Austrália. A produção passou por todas as grandes cidades australianas. O musical se apresentou na Broadway em 18 de Outubro de 2001. Outras apresentações foram em Hamburgo, Alemanha em Novembro de 2002 e Tóquio, Japão em Dezembro de 2002. Em 2003 o musical foi apresentado em Las Vegas e na Holanda, com apresentações marcadas para Coréia e Nova Zelândia em 2004.
Em Junho e Julho de 2001 os oito álbuns clássicos do ABBA foram relançados em CD. O programa de relançamento também incluiu versões em digipak do material, bem como as versões em vinil. Em Novembro de 2001 um novo CD coletânea duplo doi lançado, entitulado The Definitive Collection. Este CD é uma seleção das principais músicas lançadas em single pela Polar Music de 1972 à 1982.
Em Maio de 2002 no décimo aniversário de lançamento de ABBA Gold foi relançado com um livro. Mais tarde nesse ano, foi lançado também ABBA Oro, o CD reúne as gravações do ABBA em lingua espanhola.
Em Julho de 2002, a primeira coletânea em DVD dos vídeos do ABBA foi lançada, entitulada The Definitive Collection. Em muitos casos, o clip original foi repassado, limpado e remasterizado para este lançamento.
Uma versão em DVD de ABBA Gold, que traz gravações de vídeo correspondente às músicas contidas no CD foi lançada em Agosto de 2003.


Fonte: Abba http://whiplash.net/materias/biografias/038905-abba.html#ixzz2Cn4xMqzk


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ou sugestão sobre músicas.

Para indicar músicas do seu gosto clique no link do cabeçalho "Indique Músicas", será enviada uma mensagem diretamente para o nosso email, teremos prazer em lhe agradar e citar seu nome na postagem.
Ressaltamos que não responderemos aos comentários diretamente nesse blog, devido ao número de músicas postadas se tornaria inviável para nós, mas visitaremos seu blog em agradecimento.

Ao se inscrever em nosso blog, retornaremos a inscrição em seu blog, caso ainda não sejamos inscritos.


Carinhosamente

Ghost e Bindi